03/05/2016

[Resenha] - Half Bad

Nome: Half Bad
Nº de Páginas: 304
Autora: Sally Green
Editora: Intrinseca
Classificação: ★ ★ ★ ★

Sinopse: "A história é sempre contada pelos vencedores, dizem. E Nathan, infelizmente, não é um deles. Na Inglaterra em que ele vive, bruxos e humanos dividem o mesmo espaço, sem, no entanto, se misturarem. Mesmo entre os bruxos, há os que se autodenominam bons, puro se justos — os bruxos da Luz —, e há, é claro, seus inimigos, aqueles que devem ser combatidos e aniquilados,a origem de todo o mal — os bruxos das Sombras. Nesse mundo dividido entre mocinhos e vilões, não ter um lado é pecado, e esse é exatamente o caso de Nathan, filho de uma bruxa da Luz com um bruxo das Sombras. É importante dizer que seu pai, Marcus, não é qualquer um, e sim o mais poderoso e cruel Bruxo das Sombras que já existiu, acusado de ter matado a mãe de Nathan e de espalhar o terror por onde passa. Vivendo com a avó e os meios-irmãos, Nathan é visto como uma aberração por seus pares e pelo Conselho dos Bruxos da Luz, que enxergam no garoto uma ameaça que precisa ser ou domada ou exterminada. E as coisas só ficam mais complicadas conforme o tempo passa, já que, ao completarem dezessete anos, todos os bruxos passam por uma cerimônia em que seu dom, o poder que carregarão por toda a vida,é finalmente revelado. Nesse momento se definirá se Nathan é um bruxo da Luz ou das Sombras. E o tempo dele está se esgotando."



       O livro se passa em um mundo onde as pessoas são divididas em: Bruxos da Luz, os bonzinhos; Bruxos da Sombra, os malvados; e Felix, que são as pessoas normais, em magia. Todos tem um lado, não importa qual.  Dentro desse mundo fantástico criado pela Sally Green, os Bruxos das Sombras tem sido caçados nos últimos tempos, eliminados de forma brutal por serem considerados uma ameaça.
       A história se desenvolve em torno de Nathan, que é um caso bastante complicado. Ele é metade Bruxo da Luz e metade Bruxo da Sombra. É meio difícil de explicar a situação dele, mas em poucas palavras ele é o primeiro bruxo "meio a meio". E também temos que levar em consideração que o pai dele não é qualquer um... É simplesmente o maior e mais poderoso Bruxo das Sombras de todos os tempos.
       Mas voltando a história principal, o Nathan  mora com a avó e mais 3 meio-irmãos (no caso acho que ele é o meio-irmão, né!), que tentam viver pacificamente, o que é bastante difícil, mas relevemos essa parte. Desde que ele nasceu o Conselho de Bruxos da Luz tem feito de sua vida um verdadeiro inferno. Por conta do status social de seu pai, Nathan é obrigado a prestar relatórios e provas mensalmente para o Conselho, que o consideram uma ameaça ao equilíbrio estabelecido por eles. Alem de criarem mais leis que, de todo modo, dificultam qualquer tipo de liberdade que ele possa ter.
       Por ser um livro pequeno, ele conta com várias passagens de tempo, mas sempre falando o que ocorreu ao longo de tudo. E com isso Nathan se vê em uma corrida contra o tempo pela sua própria vida. É um fato curioso da história, bem elaborado, já que, ao completarem dezessete anos, todos os bruxos passam por uma cerimônia em que seu dom, o poder que carregarão por toda a vida,é finalmente revelado, juntamente com a definição de Luz ou Sombras, no caso de Nathan.
       Com isso, grande parte do resto do livro fala só sobre ele tentando realizar a cerimônia, já que diversos fatores a mais contribuíram para desvirtua-lo do cominho, mas não podemos falar sobre isso né gente, spoiller!  E também, a busca por seu pai, que vem sendo caçado pelo Conselho.



       Eu realmente gostei do livro. Muito. Mas por um pequeno detalhe eu deixei de dar 5 estrelas. O final! Acho que todo mundo sabe que Half Bad é o primeiro livro de uma trilogia, e eu acho que a autora abusou um pouco disso. São 3 livros! Se é pra fazer uma trilogia, pelo menos termine o primeiro livro direito. Não quero criticar nem nada, até por que sou a ultima pessoa que pode critica-la. É como eu disse, o livro é bom, mas ela simplesmente tacou o final na minha frete e pronto. THE END! 
       Outro ponto que me decepcionou foram as cenas de violência. Achei algumas bem desnecessária. A cada capitulo você se depara com uma cena inesperada de luta. Como eu disse, totalmente desnecessárias algumas.
       Mas mesmo assim, a autora conseguiu me prender até o final, e me fez querer comprar a continuação, então que venha o próximo. O livro não foi de todo ruim, penso que só fiqueis mais decepcionada por estar numa sequencia de livros bons, que só me deram prazer em ler, e bem, acho que eu tinha muitas expectativas para esse livro, o que acabou contribuindo para as 4 estrelas. 
       Bom gente, foi isso, me desculpe por fazer vocês desperdiçarem o tempo de vocês lendo isso, mas eu espero de todo coração que tenham gostado. Um beijo e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Ele ajuda muito!