22/10/2016

[Resenha] - Caixa de Pássaros

Nome: Caixa de Pássaros
Nº de Páginas: 272 
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrinseca
Classificação: ★ ★ ★ ★ ★ ♥


Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. 
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.


       Depois de muito tempo sem postar nada "relevante" eu estou voltando a ativa - mas bem devagarinho... - e dessa vez eu trago a resenha de um livro que eu enrolei mais de um ano para ler. Espero que gostem.
       Caixa de Pássaros é o romance de estréia do cantor e compositor Josh Malerman, um livro que já chegou com tudo.
       O livro fona na vida de Malorie, uma jovem comum que acaba de se mudar com sua irmã, Shannon para outra cidade. Tirando as brigas comuns entre as irmãs, elas levam uma vida relativamente calma até que o mundo começa a mudar gradativamente. Ao mesmo tempo que Malorie descobre estar grávida, o mundo simplesmente vira um caos por conta de uma espécie de surto psicótico onde as pessoas começam a se atacar e logo depois se suicidam. Tudo indicava que, em certo momento, essa pessoa teria visto algo, provavelmente muito alem da capacidade de compreensão humana e que, por causa disso, elas ficavam loucas.
       Após mais ou menos quatro anos longos após o inicio desse misterioso surto, poucas pessoas sobreviveram, e dentre elas, encontramos Malorie e seus filhos, Garoto e Menina - em nenhum momento durante o livro um nome diferente é utilizado para se referir as crianças, a explicação para esse fato é encontrada no livro, bem no final, junto com os verdadeiros nomes das crianças -, eles foram treinados desde o nascimento para ouvirem com toda a atenção do mundo a qualquer minimo barulho. Não posso dizer que a Malorie é a melhor mãe do mundo, mas ela faz de tudo para proteger as crianças do que existe lá fora.
       Seguindo a história, em um determinado dia, Malorie parte com as crianças numa viagem que pode mudar a vida deles...ou mata-los. Uma viagem de mais de 32 Km rio abaixo - esqueci de dizer que a casa onde eles vivem fica perto de um rio, e que mesmo vendada, Malorie conhece bem o terreno e sabe chegar lá -, indo para um lugar supostamente mais seguro. Um dos problemas dessa viagem é o fato de que tanto Malorie quanto as crianças estarão vendado. Serão 32 Km de escuridão, insegurança e medo, confinados em um barco com pouco suprimento e confiando nos ouvidos bem treinados das crianças. E com uma certeza - não tão certa assim - de que nenhum deles tirara a venda, sob nenhuma circunstancia.


       O que mais me chama atenção nesse livro é o modo como ele foi escrito. São entrelaçados, de maneira mais do que genial, capítulos sobre o atual momento, no qual eles descem o rio, e sobre o passado de Malorie, os chamados flashbacks da vida dela, que contam como tudo começou e como ela foi parar ali. Isso sem falar que os capitulos são bem tensos na maioria das vezes e que, quando eles mudavam eu simplesmente tinha um mini enfarto.
       Nem preciso dizer que fiquei um pouco apavorada com tudo que eu lia. Eu conseguia sentir exatamente o que a Malorie sentia, e eu achei isso muito bizarro, por que o texto é construído de tal forma que você se vê lá. Tudo acontece tão rápido nesse livro que, quando eu fui ver, eu tinha lido as 100 primeiras páginas em mais ou menos 40 minutos. Alem de ser, na minha opinião, um livro bastante metafórico e reflexivo. Me fez pernsar em várias coisas como: Até que ponto o ser humano chega? Quem é louco e quem não é? 
       Os personagens também não perdem em nada. Cada um deles é muito bem construído e o autor conseguiu criar um passado marcante e um futuro mais ainda. Muito envolvente. 
       Ahh! Um aviso para os futuros leitores desse livro: não tentem buscar um sentido para tudo que acontece nesse livro, não tente ser um detetive buscando as pistas, sigam o fluxo dos acontecimento. Lembrando que, em nenhum momento do livro você vai saber o que é que realmente acontece com a pessoa. E essa é a grande jogada do autor. Esse "monstro" pode ser qualquer coisa, uma pessoa, um animal, algo muito alem da compreensão, pode ser enorme ou pequeno. Não importa o que seja, essa "coisa" é aterrorizante. Esqueci de dizer... não leiam esse livro sozinhos (ou em publico), trancados em um quarto. Eu devo ter lado uns 2 ou 3 sustos enquanto eu lia, sustos do tipo que você começa a suar frio e seu coração dispara. :)
       Bom... eu acho que já enrolei bastante com essa resenha, eu espero que vocês realmente gostem desse livro tanto quanto eu. Deixe sua opinião sobre ele nos comentário! 

       Só mais um aviso... não abram os olhos! Beijos e até a próxima....quem sabe.

Um comentário:

  1. Oi, Vitória. :D
    Li Caixa de Pássaros assim que o adquiri. A premissa era bem interessante e o livro, cativante. Ele puxa a pessoa de uma forma que poucos livros conseguem. Eu praticamente o li em um fôlego só. Sei lá, a narrativa foi tão bem elaborada que é complicado descrevê-la. Avaliei em quatro estrelas, não tem como desconsiderar aquele final, achei rápido demais. Em minha opinião, poderia ter tido alguma coisa mais surpreendente para concluir o enredo. Mas bem, um final frustrante não é razão para desmerecer o livro completo. Na verdade, eu até achei adequado no início, o estupor da história demorou a passar. Porém, quando fui resenhá-lo, mudei minha avaliação. Sabe me informar se vai ter continuação? Gostaria muito de uma conclusão mais concisa para o livro. No geral, correspondeu as expectativas. :D
    Xx Mirelly.

    P.S.: Resenhei Caixa de Pássaros lá no blog, se quiser dá uma olhadinha, segue o link. <3 Beijos.
    http://livroseacucar.blogspot.com.br/2016/10/caixa-de-passaros-josh-malerman.html#more

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! Ele ajuda muito!