12/02/2017

[Resenha] - The 100 | #TravelingWithBooks

Nome: The 100
Nº de Páginas: 288
Autora: Kass Morgan
Editora: Galera Record
Classificação: ★ ★ ★ ★

Sinopse: "Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida."


       Mais uma vez, fui enganada pela expectativa. Achei que esse livro fosse ser de um jeito e acabou que tudo rolou para um lado totalmente diferente. Esse foi mais um livro lido para o Desafio #TravelingWithBooks de 2017.
       O livro começa sem muitas explicações. Sabemos até então que a história se passa no espaço. Isso mesmo. Os humanos, nesse livro, moram em espaçonaves devido a uma espécie de apocalípse/guerra nuclear que ocorreu na Terra, algo que acabou deixando-a incapaz de continuar mantendo a vida por muito tempo. Ou seja, de uma maneira bem resumida, se você estiver na terra durante uma guerra nuclear, saiba que você não vai sobreviver por muito tempo.
       Começamos sabendo que, numa tentativa de tentar descobrir se a terra voltou a ser habitável - o que é um fato muito curioso sobre a radiação, pelo que eu li e pesquisei, depois de alguns muitos anos ela vai diminuído até ficar em níveis aceitáveis para não morrermos instantaneamente - novamente. E como o pessoal da nave decidiu isso? (Na verdade que decide as coisas por lá é o Chanceler, isso sem falar que existe um código de leis e regras muito rígidas a serem seguidas). Pois é, isso mesmo! Eles decidem que 100 criminosos (até 18 anos) vão ser enviados nessa "missão salvadora" para tentar salvar a raça humana da extinção. 
       O foco do livro é saber o que acontece na Terra. Se eles chegam bem ou não. Se morrem no caminho. Se, por um acaso eles conseguirem chegar lá e permanecerem vivos (isso levando em conta que os níveis de radiação tenham baixado), qual a possibilidade de haver ainda alguma espécie viva (animal e vegetal)? São muitas coisas para se descobrir em um livro só! A principal delas, e que, pelo menos nesse primeiro livro não foi respondida, é como diabos isso foi acontecer? Óbvio que nós, meros mortais, sabemos das potências nucleares de algumas nações e que basta um apertar de botões para que o mundo acabem em meio segundo. Mas como isso aconteceu nesse livro? O que levou à essa Guerra? Espero muito que essa resposta seja respondida no segundo livro!
       Voltando a história. Ou melhor, aos prisioneiros. A narrativa foca em 4 personagens principais, e eles são: Wells, filho do Chanceler, que quando descobriu sobre a "missão" (esqueci de dizer que a população da nave não sabe sobre ela!) fez algo terrível, que colocou a vida de muitas pessoas em risco, só para que ele pudesse estar ao lado da garota que ele ama, mas que, coincidentemente, odeia ele; temos também a Glass, que foi presa por um motivo que nós só descobrimos no final do livro, mas que, no ultimo minuto consegue escapar da nave que levaria os 100 à Terra, e tudo para descobrir que ter ficado na nave talvez não tenha sido a melhor opção; não podemos esquecer do Bellamy (que é o meu segundo personagem favorito na série de TV), que invadiu o lançamento para que ele pudesse ir junto de sua irmã Octávia (expliquei melhor essa parte no vídeo de resenha, clique aqui para ver) e acabou causando uma enorme confusão; e por ultimo mas não menos importante (afinal a protagonista na série de TV é ela - eu acho) temos a Clarke, que foi presa por um motivo que nós também não sabemos até o final do livro, mas sabemos a principio que é algo relacionado a traição.
       Grande parte do livro é falando sobre como foi a chegada deles na terra. Se eles sobreviveram e como esta tudo por lá. Não vou enrolar muito nessa parte até por que vocês sabem que eu odeio dar spoilers!

       Eu meio que já expliquei no inicio desse post sobre o fato de eu ter tido altas expectativas para com esse livro. E mais uma vez (como sempre) eu quebrei a cara! Essa maravilhosa pessoa que vos escreve ficou imaginando que a livro seria igual a série, afinal de contas, a série é baseada no livro. Viram essa palavrinha? B-A-S-E-A-D-A. Não significa que vai ser exatamente igual. Mas esse foi o problema, tirando a premissa básica do livro que é a da guerra nuclear na terra e o confinamento no espaço, o livro não tem nada haver com a série de TV. 
       Confesso que isso me fez perder um pouco de vontade de continuar a ler os livros, meu lado fã da série de TV ficou decepcionada e não quer mais saber dos livros, mas meu lado leitora precisa das continuações, então fazer o que né? Bora correr atrás delas!
       Estranhei também o comportamento de alguns personagens, estou acostumada a eles agirem de um jeito na série, então no livro parece que eles sofreram uma lavagem cerebral e quem tinha que se odiar se ama, e vice-versa. Pretendo fazer um vídeo de comparação entre o livro e a série, isso é claro, se vocês quiserem!


       Mas tirando as altas expectativas que me fizeram dar 4 estrelas eu gostei do livro, foi como se eu estivesse lendo uma outra verão de algo que eu já conheço, ou uma fanfic, e isso foi interessante. Um novo ponto de vista sobre algo já visto!
       Estou muito empolgada com essa 4ª temporada de The 100, mesmo achando que não tem mais da onde eles tirarem história (e que a série ta meio cagadinha), então isso também conta para que eu dê uma segunda chance aos livros.
       Vou finalizando essa resenha por aqui, um beijo, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Ele ajuda muito!