01/02/2017

[Resenha] - Ordem

Nome: Ordem
Nº de Páginas: 512
Autora: Hugh Howey
Editora: Intrínseca
Classificação: ★ ★ ★ ★

Sinopse: E se a sobrevivência dos seres humanos dependesse do deslocamento de milhares de cidadãos para uma enorme cidade subterrânea, com gigantescas telas de TV transmitindo imagens desoladoras do mundo do lá fora, e ninguém fosse autorizado a sair?
Esse é a história de Silo, a série escrita por Hugh Howey que desbancou Guerra dos Tronos na lista de livros de ficção científica mais vendidos na Amazon.com. No primeiro livro da trilogia, a heroína era Juliette, uma operária nascida nos subterrâneos do bunker. Nesse segundo volume, Ordem, a história volta a um período anterior, explicando como o mundo de Juliette foi transformado. O livro revela as decisões, tomadas por alguns poucos poderosos, que foram o estopim das bilhões de mortes que deixaram a humanidade em vias de extinção.
Em uma narrativa que, assim como os personagens, fica a cada página mais claustrofóbica, confinada também pelo silo e suas severas regras de conduta, Hugh Howey cria um apocalipse absurdamente convincente, capaz de nos fazer pensar duas vezes ao ler os jornais e assistir ao noticiário.

       Para os desavisados de plantão, esse livro é a continuação de Silo, porem, ele se passa antes de toda a história contada no primeiro livro. Ele vai contar sobre a criação dos Silos e os motivos para a atual situação do mundo de Juliet. Então, já deixo bem avisado aqui que essa resenha pode conter SPOILERS de Silo!!!
       Nosso livro já começa de uma maneira bem bizarra. No ano de 2110 nos deparamos com o despertar de Troy. Mas não um acordar qualquer, e sim um de décadas! Troy esteve congelado por algumas décadas aguardando seu primeiro turno. E ele finalmente havia chegado. Com a missão de cuidar de todos os outros Silos, Troy acorda no centro operacional de tudo, o novo "coração do mundo" o Silo 1. Em meio a sua repentina adaptação ao seu novo cargo e nova rotina, Troy tem que lidar com um problema no Silo 12 e sua memórias confusas que não o deixam pensar direito a respeito de nada.
       Ao mesmo tempo nós embarcamos para um passado ainda mais distante do que esse, no ano de 2049 (passado para eles, futuro para nós - a não ser que você esteja lendo isso no futuro!), onde encontramos o recém-eleito deputado Donald prestes a participar de uma reunião com o Senador Thurman, um homem que lutou e sobreviveu a guerra. Donald não sabe sobre o que se trata a reunião, mas algo lhe diz que é algo que fará bem para sua carreira política. Quando finalmente descobre o real motiva da reunião, ele se preso a uma trama muito maior do que ele imaginava. Ele se vê responsável por projetar uma construção subterrânea de mais ou menos 100 andares, que possa abrigar muitas pessoas por um longo período de tempo, o que nós sabiamente conhecemos como Silo (claro que tudo isso foi feito para uma situação hipotética, no caso de algum desastre, já que a construção seria feita perto de uma usina nuclear, basicamente, uma válvula de escape para os trabalhadores). 
       O livro intercala entre essas linhas do tempo, e ao mesmo tempo que vemos o real motivo para tudo, acabamos conhecendo também sobre os outros Silos. Nós é apresentado o ponto de vista de alguns moradores de outros Silos, alguns muito importantes não só para essa história, mas como para a história de Julliet no primeiro livro.
       



       Eu finalmente consegui ler esse livro! Eu nunca rezei tanto por uma continuação. E mesmo assim, quando eu finalmente acabei de ler, eu nunca fiquei tão desapontada. Não que o livro seja ruim. Acho que o grande propósito dele era responder as perguntas que todos tivemos quando lemos Silo. E não se preocupem, ele responde a grande maioria. Mas ao mesmo tempo ele acaba te induzindo à mais perguntas.
       Mas esse não foi o único motivo pelo qual eu fiquei indignada com a história. A grande motivação para a devastação o mundo... a grande causa para transformar o nosso mundo no mundo da Julliet, do Troy e de muitos outros... simplesmente não achei que era motivo o suficiente para acontecer o que aconteceu. Ou fui isso ou eu li errado. E eu garanto a vocês que eu reli o capítulo umas 3 vezes só para ver se era isso mesmo, né produção?
       Mas tirando essa parte meio "brocha" da história, eu fiquei muito animada com a construção desse mundo prestes a ser destruído. Gostei ainda mais dos capítulos em que nós víamos as vidas de pessoas comuns nos outros Silos. Fiquei muito feliz com o caminho que o autor tomou com essa livro, e com alguns dos personagens. Como eu já disse antes, também conhecemos o passados de alguns personagens do livro Silo, personagens esses que foram de grande ajuda para Julliet. 
       Como eu ainda não li Legado, que é o terceiro e último livro da trilogia, eu não tenho como dizer se a leitura de Ordem é realmente necessária para entender o contexto de tudo, ou se pode ser colocado de lado sem interferir no andamento das coisas. Então, assim que eu ler Legado eu aviso a vocês!


       Decidi fazer essa resenha um pouco mais curtinho pois acho que consegui explicar muito melhor tudo que acontece nesse livro na vídeo resenha que eu fiz (clique aqui para ver!). Tirando os prós e os contras, a leitura desse livro é muito boa e vai fluindo com o tempo. Demorei um pouco para engatar nela por conta dos lapsos temporais que ocorrem em cada capítulo, mas juro que com o tempo vocês acabam se acostumando!
       Espero que tenham gostado da resenha, um beijo, e até a próxima!
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Ele ajuda muito!