09/02/2017

[Resenha] - Legend

Nome: Cidade dos Ossos
Nº de Páginas: 462
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Classificação: ★ ★ ★ ★ 

Sinopse: "“Legend” é o primeiro livro da série distópica há muito tempo aguardada pelos fãs. Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C, na atual República da América. Conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda."


       Mais uma distopia Vitória? Pois é, eu não resisti e comecei mais uma série distópica! Velhos hábitos nunca mudam, não é mesmo?
       Legend vai contar a história de um mundo não tão diferente do nosso, assim como quase toda distopia. A princípio você fica meio perdido, mas com o tempo se acha na história. Por falar nela, ela se passa na região de Los Angeles, em um antigo estado dos Estados Unidos. Pois é, nesse livro os estados unidos não existem mais, em seu lugar temos A Republica (Costa Oeste) e A Colônia (Costa Leste), "países" em constante guerra territorial. É um pouco complicado essa lance da guerra, eu mesma ainda não entendi, mas espero que no segundo livro isso seja mais esclarecido.
       Enfim, ambientada nessa L.A. distópica nós vemos a vida de dois personagens principais. O primeiro deles é Day, um adolescente de 15 anos que vive nas ruas da favela do setor Lake, e é simplesmente o criminoso mais procurado do país! Pois é, meio dificil de acreditar, mas ele tem seus motivos para suas ações. Day tem uma história familiar muito bonita, e a própria história dele, de como ele foi parar nas ruas e tudo mais, a autora realmente conseguiu construir um personagem muito bom em todos os sentidos. E eu ainda ouso dizer que podemos esperar muito mais dele em relação aos próximos livros!
       A outra personagem principal é a June, também com seus 15 anos, nasceu em uma família da elite em um dos melhores bairros da Republica. Ela é o prodígio de seu país, uma das pouquíssimas pessoas que conseguiu uma nota de 1500 no teste do governo (pretendo fazer um vídeo explicando sobre o mundo de Legend mais para frente, então se não entenderem essa parte é só me avisarem!). Ela também tem uma história familiar muito forte, e conforme você vai descobrindo as coisas no passar dos capítulo você acaba percebendo que, mesmo em meio a riqueza, June já sofreu bastante.
       Percebemos logo de cara que temos mundos opostos nessa história. Enquanto Day luta pela sobrevivência, não só dele como a de sua família também (por conta de um misterioso vírus que aparece repentinamente), June sempre teve tudo em mãos, era só pedir e tudo que ela queria aparecia em sua frente. Mas!!! Eis que por algum motivo do universo o caminho dos dois se cruzam! Nada obvio, vamos seguindo com a história. Seus caminhos se cruzam quando o irmão de June, Metias, é assassinado (meio que "do nada") e o principal suspeito de tal crime se torna Day. 
       Resumindo o resto da história, enquanto Day tenta fugir de mais uma enrascada, June tenta a todo custo obter vingança sobre a morte de seu irmão, e se para isso ela tiver que ir atras do criminoso mais procurado da republica (só pra deixar bem claro que ninguém jamais conseguiu capturar o Day, então isso pode meio que ser uma missão impossível) é isso que ela vai fazer. E então, quando achamos que tudo vai acabar do jeito que esperamos, a autora nos joga uma reviravolta muito boa na história. Descobrimos que existia muito mais coisas em jogo no meio de tudo isso. Uma brincadeira conhecida como gato e rato!

       
       Fiquei com muito medo no começo desse livro. Estava muito animada quando comecei, mas por algum motivo a leitura não engatava. Não era culpa do livro, e sim minha. Algo que chamamos de ressaca literária, aposto que alguns, se não todos, vocês conhecem! Infelizmente não consegui favoritar a história. Tenho o terrível costume de comparar uma distopia com a outra, e isso acaba fazendo com que eu me decepcione com alguns livros. Mea Culpa!
       Devo dizer que gosto muito da relação entre o Day e a família dele. Ele os protegeriam a qualquer custo, mesmo que isso significasse que algo de ruim tivesse que acontecer com ele. O tipo de filho que com toda certeza, seria o orgulho dos país, pois retribui por tudo que já teve e tem na vida, mesmo que isso não seja nada. No início eu achei a June muito "nojentinha" (ainda acho em alguns raros momentos), acho que a gente acaba se apegando com a história do Day como a do mocinho e coloca a June como vilã, mas acreditem, ninguém é inocente nessa história.
       Eu gostei muito desse backgroud criado para cada personagem, e de como a autora foi desenvolvendo isso durante o livro. Muito bem planejado. Eu já comecei a ler a continuação, mas prefiro não comentar nada ainda sobre ela. Espero que o final seja tão bom quanto o desse livro foi. Se posso resumir ele? Bomba atrás de bomba! Simples assim.


       Eu sinceramente não sei se fiz bem ou mal em começar mais uma série distópica esse ano, mesmo eu estando muito ansiosa para ler essa (em particular). Mas confesso que não me arrependo. É sempre bom ler sobre gêneros que você gosta, e todo mundo esta de prova sobre como eu AMO distopias!
       Como eu disse, pretendo fazer um vídeo explicativo sobre o mundo de Legend, tem muita coisa que não da pra colocar nessa resenha e acho que um vídeo seria mais do que bom para explicar os detalhes desse mundo caótico que a Marie Lu criou. Mas só quando eu acabar de ler tudo! Então esperem mais um pouquinho!
       Finalizando por aqui, eu quero dizer que eu recomendo muito esse livro, e que eu quero muito terminar essa trilogia esse ano! rsrsrs
       Beijos, e até a próxima resenha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Ele ajuda muito!