16/10/2014

[Resenha] - Carta de Amos aos Mortos

Nome: Carta de Amor aos Mortos
Número de Páginas: 344
Autora: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Classificação: ★ ★ ★ ★ ★ ♥

Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky.
       Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.
       Esse é mais um exemplo de livro que me surpreendeu muito, do início ao fim.
       O livro conta a história da Laurel que, recentemente, teve a vida abalada pela morte da sua irmã, May, e que está agora cursando o primeiro ano do ensino médio e, como primeira tarefa para casa, é peço que ela escreva uma carta para alguém que já morreu. O primeiro pensamento que vem a cabeças de alguns, nesse ponto da história, é de que ela irá escrever para sua irmã, mas não, ela começa a escrever várias cartas para famosos que já morreram, como: Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… e por ai vai, mas ela acaba nunca entregando essas cartas a professora.
       No meio de tudo isso, dessa reviravolta que aconteceu na vida da Laurel, ela acaba se apaixonando pela primeira vez por um garoto muito misterioso chamado Sky, que deixa seu coração ainda mais abalado do que antes. E durante todo o livro, Laurel tenta escapar do seu passado, porém, escrever essas cartas só a fazem pensar em tudo que aconteceu, e o único jeito de escapar disso é se ela contar/escrever a verdade sobre o que realmente aconteceu com ela e com a irmã, somente assim ela conseguirá se perdoar.
       ‘Cartas de Amor aos Mortos’ é o primeiro livro publicado pela escritora Ava Dellaira que conseguiu falar de um tema bastante forte: a morte. O livro é narrado em primeira pessoa, pela visão da Laurel, e o mais interessante desse livro é que ele é narrado pelas cartas que ela escreveu, do início ao fim, mais ou menos como se fosse um diário.
       O livro me impressionou demais, principalmente no final, que foi de um jeito muito inimaginável para mim, pois em nenhum momento você pensa nisso. E um ponto bastante positivo desse livro é que ele aborda bastante, como eu disse antes, essa questão da morte, existe toda uma reflexão sobre isso durante todo o livro, e ela algumas vezes pergunta aos seus remetentes por que eles se mataram? Se eles não pensaram em como ficaria a vida das pessoas que os amavam? E isso me tocou bastante, pois ela soube explorar bastante esse lado da vida das pessoas para quem a Laurel escrevia, pois mesmo não conhecendo alguns, ela nos dava informações o suficiente para conhece-los, e isso foi realmente impressionante.
       Resumindo, o livro é incrível e por isso eu dei 5 estrelas e favoritei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Ele ajuda muito!