03/06/2016

[Resenha] - Percy Jackson e o Ladrão de Raios / Desafio TwB

Nome: Percy Jackson e os Olimpianos - O Ladrão de Raios
Nº de Páginas: 304
Autora: Rick Riordan
Editora: Intrinseca
Classificação: ★ ★ ★ ★ ★ 

Sinopse: "Os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses."

       Mais um livro para o desafio do Traveling with Books (TwB), que corresponde ao tema número 4 - O Primeiro Livro de uma Série. Um livro pelo qual eu tinha um enorme preconceito, e que por conta disso, demorei muito para ler, (burrice minha).

       Bem no início do livro, você é jogado no meio da vida caótica de Perseu Jackson, mas conhecido como Percy, e logo de cara você já vê que ele é um adolescente de 12 anos bastante problemático para sua idade. Déficit de atenção e dislexia são apenas alguns dos problemas que ele tem que enfrentar diariamente. Sem falar na expulsões, que segundo o livro já ocorreram 5 (cinco) vezes - meus pais me mataria só de eu dizer essa palavra - e infelizmente, mais uma está preste a acontecer.
       Um dia (o menos esquisito de todos durante o livro todo) ficou bem marcado na vida de Percy. Para resumir muito bem, ele foi atacado por uma professora, que na verdade não era uma professora, e sim uma Fúria, um monstro da mitologia grega, que alegava que ele tinha sido o responsável pelo roubo do raio-mestre de Zeus. Como toda pessoa aparentemente normal, Percy pensa estar ficando maluco, e que tudo é apenas fruto do seu deficit de atenção/dislexia.
       Mas na verdade, é tudo real. Todas as lendas contadas antigamente existe. Bem...pelo menos as Gregas. Pois é, os Deuses do Olimpo realmente existiram, e eles se apaixonaram pelos mortais - pobres de nós - o que resultou em alguns filhos por ai, os chamados semi-deuses. 
       Lançado de forma abrupta nesse mundo meio louco onde tudo (ou quase) é possível, Percy se vê em uma corrida contra o tempo (mais clichê que isso, só dois disso) onde ele tem 10 (dez) dias para recuperar o raio-mestre de Zeus antes que uma nova guerra (posso falar cósmica, né? kkk) se instaure na terra, levando a destruição em massa. Basicamente, ele é o responsável por restabelecer a paz no Olimpo. Simples. Fácil.
       Lembrando que nessa aventura, os heróis nunca estão sozinhos, ele conta com a ajuda de seu melhor amigo Grover, um sátiro (pois é né, metade homem metade bode) e a filha de uma deusa que tem uma grande inimizade com o pai dele, Annabeth (que é a pessoa mais incrível do mundo gente, tem como uma mulher ser mais **** do que ela?). E pra completar um pouco essa missão, que esta muito fácil até agora, ele vai ter que lidar com o pai dele, uma pessoa que abandonou ele antes mesmo de nascer - e bom, ele é um Deus né...acho que não rola umas férias a muuuito tempo - ; lidar também com uma profecia realizada por um Oráculo (coisa para os próximos livros) e com uma traição que pode ou não por tudo a perder.


       Como eu disse antes, eu tinha um enorme preconceito com essa série por conta dos filmes. O que foi uma grande burrice da minha parte. Gente, esse livro é incrível! Leiam! Esqueça tudo sobre o filme, tudo que vocês acham que sabem sobre o filme! Não chega nem aos pés desse livro. Não sou baba ovo. Mas sério, leia o mais rápido que der.
       Eu nem sei o que dizer nessa nova edição. Muito linda. Fiquei mais maravilhada ainda com o post da Adriana do Letras no Armário, ela fez uma Batalha de Capas. INCRÍVEL! É muita edição linda pra um livro só. Essa edição que eu tenho se completa tanto na lombada, quanto na própria frente da capa. Tudo se conecta formando uma imagem só.
       Mas sem enrolação, o livro é lindo, a história é linda. Em nenhum momento ela deixa a desejar. A diagramação é bonita. Enfim, acho que já deu pra entender que tudo nesse livro é bonito. 
       A construção dos personagens também é ótima. Consegui me identificar logo de cara com alguns, que eu simplesmente odiava no filme. O livro é todo narrado em 1ª (primeira) pessoa. Os títulos dos capítulos são bem sugestivos. Existe toda uma preocupação em descrever as cenas, de forma que o leitor se sinta dentro dela.
       Já estou com o segundo livro aqui do meu lado, prontinho para ser lido.
       Espero que vocês tenham gostado, um beijo, Vitória

Um comentário:

  1. Eu li Percy Jackson deve ter mais de um ano e lembro de ter gostado bastante. Mas sinceramente, não tenho interesse nenhum de começar as demais séries do Rick Riordan, sei lá, parece quase que uma "recapitulação" de Percy Jackson. Eu tenho medo de associá-los e acabar estragando a boa experiência que tive - estranho isso-, mas eu nunca procurei por mais detalhes, então continuo no escuro.
    A história em si pareceu bem clichê, mas a forma como ela foi narrada colocou isso no vácuo. Não me lembro dos detalhes, mas de uma coisa recordo, li bem rápido, o livro simplesmente flui.
    Li a pedido de um professor e não me arrependi depois.
    Bom post. :D
    Boa sorte com o blog. :D :D
    http://livroseacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! Ele ajuda muito!