24/01/2017

[Resenha] - Eragon

Nome: Eragon
Nº de Páginas: 468
Autora: Christopher Paolini
Editora: Rocco
Classificação: ★ ★ ★ ★ ★ 

Sinopse: Eragon é o romance de estréia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, locais fantásticos e perigosos vilões. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo, que ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.A vida de Eragon muda radicalmente ao descobrir que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando a pedra se rompe e dela nasce Saphira, Eragon é forçado a se converter em herói. Involuntariamente, o jovem é lançado para um arriscado mundo novo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando apenas uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos das trevas em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras. A Eragon foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragões. Será que conseguirá vencer os obstáculos que o destino lhe reservou? As escolhas de Eragon poderão salvar, ou destruir, o mundo em que vive.


       A capa do livro por si só já mostra que ele tem um grande potencial para o sucesso. E não tem como discordar. Não se enganem, pois o livro e o filme, apesar de serem parecidos, são muito diferente (pelo menos para mim).
       A história começa com Eragon, um jovem rapaz de 15 anos que mora e uma fazenda  nos arredores da cidade de Carvahall, juntamente com seu tio e com seu primo. Desde cedo ele se aventurava por uma cadeia de montanhas chamada Espinha para caçar. Além da fazenda, a caça era uma das outras fonte de renda da família. E por a Espinha ser um lugar com uma reputação não muito boa, a caça quase sempre acabava bem. Mas voltando a história... Estamos a pouco tempo da chegada do inverno, então Eragon sai em busca de alimento.
       Fugindo um pouco do personagem principal e focando mais no mundo criando por Paolini, a história se passa em Alagaësia, um reino que antigamente fora habitado por incríveis criaturas, como dragões, elfos e anões. Mas que hoje sofre nas mãos de Galbatorix, um dos últimos cavaleiros de dragão existentes, que até então estava de posse dos 3 últimos ovos de dragão do mundo (no caso, do mundo de Eragon).
       Mas voltando a história, já na Espinha, quando Eragon finalmente acha algo que pode ser usado como moeda de troca na cidade, algo muito estranho acontece. Estranho o suficiente para causar uma pequena explosão na frente de Eragon. Onde antes havia um grupo de veados agora existe um pequeno buraco (e alguns pontos de fogo ao redor) com uma brilhante e polida pedra azul. Frustrado por conta da fuga de sua caça, Eragon decide levar consigo a pedra e tentar troca-la por alimento na cidade.
       Depois de muitas tentativas falhas de trocar a pedra por comida ou dinheiro na cidade, Eragon decide ficar com a pedra. Afinal de contas, é só uma pedra... o que poderia acontecer, não é mesmo? É ai que nós, leitores, nos enganamos. Depois de alguns dias, a "pedra" começa a emitir sons estranhos e, do nada, ela racha. De dentro dela surge uma figura inusitada, um dragão. Bem... para ser mais precisa, uma dragão (ou dragoa).
       Como não sabia o que fazer ou em quem confiar, ele decide criar o dragão - a quem deu o nome de Saphira - escondido na floresta. E assim se passam alguns dias e semanas, com Eragon treinando Saphira (com o pouquíssimo conhecimento sobre dragões que ele tinha). Infelizmente, tudo que é bom dura pouco...
       Dando por falta de um dos ovos (que foi roubado) Galbatorix manda seus servos a procura dele por toda Alagaësia, até que finalmente ouvem os boatos de um garoto com uma pedra que apareceu "magicamente" na Espinha, levando-os diretamente até Eragon, bem...ao tio dele, que é morto pelos ra'zacs. E é então que o jovem rapaz se vê lançado em uma aventura em busca de vingança. Forçado a virar um herói de uma hora para a outra, Eragon e Saphira buscarão por toda Alagaësia até encontrarem os responsáveis pela morte de seu tio. Juntamente com outros personagens, ele vai descobrir de qual lado vale a pena lutar.



       Não tinha como eu não favoritar esse livro. Ele é simplesmente incrível. Depois de 'distopia', 'fantasia' é o meu gênero favorito. Se for uma fantasia com dragões...meu amor, pode me dizer o nome que eu leio em dois tempos.
       Eu simplesmente amei a história. Confesso que já conhecia uma pouco do que ia acontecer no livro, por conta do filme que foi lançado à alguns anos, mas mesmo assim, eu me surpreendi muito. Ao mesmo tempo que o filme retrata a história, ele é completamente diferente. Eu já disse isso na vídeo resenha que eu fiz sobre o livro, mas vale a pena falar de novo. No dia que eu acabei de ler Eragon, o filme passou na TV. Foi meio que premeditado pelo universo!
       O mundo criado pelo Paolini é muito completo. Claro, por se tratar do primeiro livro de uma série nós não temos todas as informações sobre o passado desse mundo, mas o pouco que temos é o suficiente para nos manter calmos para a continuação. Outro ponto muito importante é o crescimento dos personagens ao longo da história. Não só o do Eragon, que mudou muito - foi de um simples garoto da fazenda para o incrível (ou não) cavaleiro de dragão -, mas como outros personagens que são acrescentados ao longo da história. 
       Uma curiosidade que eu vi por ai foi a de que algumas pessoas chegaram a comparar a história de Eragon com a do filme Star Wars, dizendo que era uma versão medieval do filme. Como eu ainda - enfase no AINDA - não vi nenhum dos filmes, eu não tenho como dizer se isso é verdade ou não... então fica ai a duvida para quem não sabe!
       O final desse livro é muito incrível, e fica bem aberto para a continuação. Eu sinceramente não sei como as pessoas conseguiram esperar pacientemente por ela. Mas eu não vejo a hora de te-la em mãos! 
       Essa foi a minha segunda leitura do ano e até agora tudo esta fluindo perfeitamente bem. Como eu disse, não tinha como não dar cinco estrelas e favoritar esse livro, não só pela história, mas por tudo! Estou torcendo que a continuação seja tão boa quanto!
       Espero que tenham gostado dessa resenha! Deixem nos comentário se vocês já leram esse livro e o que acharam dele.

       Um beijão, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Ele ajuda muito!