18/09/2014

[Resenha] - Jogo Vorazes

Nome: Jogos Vorazes
Número de Páginas: 400
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Classificação: ★ ★ ★ ★ ★


Sinopse: A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?

        Olá príncipes e princesas, aqui estou eu de novo com mais uma resenha, e hoje é sobre um livro mais que fantástico!
A história trata de uma distopia (que nada mais é do que um mundo pós apocalíptico, em alguns casos, arrasado por uma grande guerra, em que a realidade é marcada por um governo opressivo e controlador), que se passa no que hoje é os Estados Unidos, num continente chamado Panem, que é dividido em uma Capital e, atualmente 12 distritos (antigamente, segundo o livro, eram 13 distritos, o 13º foi destruído a muito anos). Para acabar com uma série de rebeliões que aconteciam, a Capital criou um reality show chamado ‘Jogos Vorazes’ que é realizado uma vez a cada ano e que consiste em, no dia da colheita, serem sorteados 2 tributos em cada distrito, ou seja, 24 adolescentes, que lutarão até a morte, até que sobre apenas 1 Vitorioso.
O livro é narrado pela visão da Katniss Everdeen, uma adolescente de 16 anos que mora no distrito 12 e que para a sobrevivência da família, que consiste em, sua mãe (uma mulher um tanto “confusa” desde que seu marido morreu em uma explosão na mina de carvão) e sua irmã Prim (que é o oposto de Katniss). Logo no início, Katniss se mostra preocupada com sua irmã, pois esse será o primeiro ano em que ela participará da colheita. E como se não fosse obra do destino, o nome de Prim é escolhido entre o nome de outras centenas de meninas.
Muito abalada pelo momento e, temendo perder sua irmã, Katniss se oferece como tributo no lugar de sua irmã e vai para os Jogos. Outra vez o destino mexe em alguns pauzinhos e o nome do tributo masculino é de ninguém menos do que Peeta Mellark, com quem ela tem uma dívida muito grande (shiiiiii!! Alerta de spoiler). Juntos, eles embarcam para a Capital onde serão treinados por Effie Trinket (uma diva na minha humilde opinião) e Haymitch Abernathy (que assa a maior parte dos seus dias bêbado). Desde a chegada deles na Capital, até o começo dos Jogos, muitas coisas acontecem, a principal delas é a revelação de que Peeta ama Katniss (e é ai que entra o romance), depois disso é iniciada a 74ª edição dos Jogos Vorazes, e não me atrevo a dizer mais nada.


 ‘Jogos Vorazes’ é o primeiro livro de uma trilogia escrito pela Suzanne Collins, que soube muito bem criar um mundo completo em um futuro não muito distante da nossa realidade (pelo menos para mim), e ela conseguiu juntar aventura e ação com uma dose certa de romance, mesmo ele não sendo muito vivido nesse primeiro livro. Alguns de vocês já devem conhecer a história, mas para aqueles que não sabem, o livro foi um sucesso tão grande que acabou virando um filme pra lá de maravilhoso.
Acabei dando 5 estrelas para o livro, mas ele não é o meu favorita da trilogia...

Espero que tenham gostado!

Beijos, Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Ele ajuda muito!