02/03/2015

[Resenha] - Drácula

Nome: Drácula
Número de Páginas: 256
Autor: Bram Stoker
Editora: Nova Cultural
Classificação: ★ ★ ★

Sinopse: "Este clássico escrito em 1897 já é muito conhecido do grande público, mas esta versão tem o grande diferencial de ter sido traduzida por Lúcio Cardoso, o que dá ao texto um valor histórico singular. A tradução está há anos fora do mercado, sendo rara até mesmo em sebos. No romance, Jonathan Harker é um jovem advogado enviado ao castelo do conde Drácula, na Transilvânia. Durante a viagem, Jonathan percebe que foi envolvido em uma trama sinistra, cheia de mistério, em que nada é por acaso, e da qual só sairá vivo se for capaz de exterminar o poderoso conde e sua amaldiçoada sede de sangue."




       O livro conta a história de Jonathan Harker que, em uma viagem da negócios para tratar de assunto com o Conde, acaba tendo que se hospedar em sua castelo. A história começa na Transilvânia, em um castelo antigo e, diga-se de passagem, amaldiçoado pela população, mora o Conda Drácula, uma pessoa misteriosa para muitos.
       O livro inteiro é narrado em cartas, escritas por Jonathan à sua amada e vice-versa. Depois de uma longa viagem para "fechar negócio" com o Conde, Jonathan descobre que os avisos indiretos que lhes eram dados pelas pessoas por onde passavam eram a mais pura verdade, e agora ele se vê aprisionado pelo Conde em sua castelo. Porem, como todo bom mocinho ele, depois de muitas tentativas, consegue escapar e voltar para Londres.
       Esperando encontrar novamente sua rotina normal, ele se encontra, na verdade em uma situação mais estranha do que a ocorrida, a melhor amiga de sua futura esposa,  morreu pouco antes de sua volta por conta de uma doença misteriosa, que só melhorava com pequenas transfusões de sangue. E pouco tempo depois ele acaba percebendo que, sua amada Mina tem ficado bem mais do que abatida com isso, e todos temem que ela seja a próxima a ir embora.
       Junto com seus amigos, ele descobre que não se trata de uma doença, e sim do próprio Conde Drácula, que andava aterrorizando novamente a população (virando um vampiro, e seduzindo as pessoas para sua armadilha mortal), e todos partem em busca de achar um jeito de acabar com o Conde.

       'Drácula' não é só um sucesso como livro (pelo menos antigamente) mas também como filme, já que existem vários a seu respeito. O livro foi o segundo sorteado para o desafio 'TwB', e por enquanto não é nem de longe o meu preferido. Além da linguagem mais "certinha" (por se tratar de um livro de época) o livro é todo escrito em cartas ou uma espécie de diário, o que me deixava confusa na maioria das vezes.
       O livro é um dos que eu queria muito ler, e a maratona deu um empurrãozinho para que eu começasse. Para aqueles que não sabe, 'Drácula' foi um dos livros que começou com o tema do vampirismo (com vampiros de verdade) como tema para muitos livros e romances.
       A única parte que me agrada de todo o livro é o final, não querendo desmerecer o livro nem o autor, já que ele foi escrito a MUITO tempo e o pensamento daquela época era outro, mas o livro em si não passou nem perto das minhas expectativas.
       Então foi isso gente, mais um livro para o desafio, até o próximo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Ele ajuda muito!